Cálculos e gráficos sobre o movimento do evento

Livro sobre o uso do LibreOffice Calc para gerar dados e notícias dos eventos realizados no Moodle.

1. Introdução

Foto FISL13/2012

Números são muito importantes para eventos de qualquer tipo, mas em eventos totalmente onlines são indispensáveis. Nossas rodas de conversa não funcionam no olho a olho, como na foto acima, aliás, nem dá para tirar fotografia.

Foto FISL13/2012

Os palestrantes não olham nos olhos do público, precisam acreditar que não estão falando para salas vazias senão fica muuuito estranho.

Foto FISL13/2012

O público também precisa saber que não está sozinho.

Não há como simular essa sensação de poder que experimentamos em eventos presenciais como o FISL, sentindo-nos parte de algo maior, se estamos sozinhos em casa olhando para textos na tela do computador sem saber nada sobre o que os outros estão fazendo.

Existem pessoas que, acostumadas à relação pessoal e profissional a distância, conseguem fácil fácil experimentar esse entusiasmo, mas a maioria não, a maioria precisa saber.

foto FISL16/2015

Não há fila para o cafezinho, não há gente disputando cadeiras e um ponto com boa visibilidade do resto, nem nossos corredores estão lotados.

Mas o EVIDOSOL facilmente reune mais de 6 mil pessoas em 3 dias de evento e o UEADSL já ultrapassou várias vezes a marca dos 2000 participantes. Como podemos "ver" isso?

Divulgando dados: o número de acessos mostra o número de participantes, número de comentários mostra o público que manifestou-se durante as apresentações. Neste último quesito, os eventos online batem de longe os presenciais. Mais de 20 pessoas conversando com um palestrante na hora das perguntas? Só num fórum ou chat, presencialmente nunca acontece, mesmo nas conferências convidadas que lotam teatros com mais de 500 lugares.

Por isso, faz parte do papel da Comissão Organizadora, especialmente da Equipe de Dados e da Equipe de Divulgação, fazer ver essa realidade incrível e emocionante.

Muitas atividades, notícias e dados sobre o UEADSL são gerados a partir da manipulação de informações nas planilhas do LibreOffice. Enquanto usamos o Wordpress, criamos várias estratégias para mostrar que não estamos sós. Isso durou até 2017.

Somente começou-se a usar o Moodle nos eventos do Texto Livre no primeiro semestre de 2018, de modo que ainda há um percurso a percorrer a fim de dar maior consistência e maior amplitude a essas operações no Calc. Este Livro, portanto, será atualizado sempre que aprendermos mais, o que explica que, nesta página de introdução, deixemos registradas as datas das últimas edições, da mais recente à mais antiga.

Ana Matte

~~~~~§~~~~~

editado em 20/5/2020 por acris

criado e editado em 9/7/19 por acris