Chat para evento online síncrono

Você pode usar muitas ferramentas para criar o chat para seu evento, de modo que você deve cocnversar conosco para conhecer outras opções, caso decida contratar nossos serviços. Mas antes vale a pena conhecer bem pelo menos uma das opções.


Quanto menos aberto (com acesso a qualquer pessoa não identificada nem registrada), maiores as chances de enfrentar problemas durante aulas e discussões sérias, problemas inadmissíveis num evento.

Por isso sugiro utilizar uma forma de chat muito antiga, um protocolo chamado IRC (Internet Relay Chat). Trata-se de um chat simples, sem figuras nem vídeo nem som - somente escrita) que pode ser acessado pela internet ou por programas instalados em seu computador (os sistemas linux já vem com programas para acesso ao IRC, mas existem programas livres, shareware ou pagos para Windows e Mac também, basta procurar por "cliente de IRC").

Existem muitas redes de IRC que podem ser usadas para fazer um evento. Algumas não são confiáveis, podendo ter salas de pornografia ou outros assuntos indesejados, por isso sugiro pesquisar antes.

A rede que uso é uma rede internacional importante na área de software livre, muito utilizada e respeitada por comunidades de software livre, inclusive no Brasil, a Freenode (www.freenode.net).
A rede disponibiliza um chat online:
http://webchat.freenode.net/
O programa, que é livre, pode ser instalado em qualquer página, de modo a ser facilmente configurado para já abrir na sala que você preferir, como fizemos no evidosol:
http://www.letras.ufmg.br/arquivos/matte/IRC/ciltec-evidosol/index.html
Para utilizar no seu evento, siga estas etapas:



1) acesse a rede de IRC escolhida com o nome que você deseja registrar: pode conter letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, mas não pode conter espaços. A imagem mostra a tela de entrada (login) para as salas do evidosol, já com o nome que escolhi:

entrada no irc



2) Se o nome que você escolheu já estiver sendo usado por alguém, a rede vai te informar na janela de status:

[10:32] -NickServ- This nickname is registered. Please choose a different nickname, or identify via /msg NickServ identify <password>.


Se esta mensagem aparecer, você deve mudar seu nome. Digamos que eu queira manter de todo o jeito acris, mas alguém já registrou, então eu posso mudar para, por exemplo, acris_
A mudança pode ser feita pelo programa que você estiver utilizando ou, nesse ambiente online, digitando a linha abaixo e dando enter, como se fosse enviar uma mensagem no chat:

;nick novonick

Quando você deixar de receber a mensagem de nick registrado, é porque pode registrar o último escolhido. No caso, acris_ não estava registrado. Na janela de status não houve mudança alguma após o enter, mas nas salas de bate-papo o programa informa:
mudança para nick não registrado



3) Agora devo registrar esse nome, garantindo que ninguém mais vai usá-lo nem se fazer passar por mim.
Digite, preferencialmente na janela de status:

/msg nickserv REGISTER <password> <email>


como na figura:
registro
Note que substituí no comando <password> por 123deoliveira4 e <email> por acris@textolivre.pro.br

Devo então entrar no meu e-mail e seguir as instruções para ativar a conta.


4) o próximo passo é entrar no irc com o nome (nick) registrado e me identificar, o que pode ser feito pelo programa escolhido, como nessa tela da freenode (aparece marcando a opção auth to services):
autenticar ao entrar

ou entrar com o nick registrado e digitar o comando:

/msg nickserv identify 123deoliveira4

5) agora você deve registrar a sala que deseja criar para seu evento. Por exemplo, vou entrar na sala evento. Os nomes de sala devem ser precedidos por # ou ##.

/join #evento


Na janela da sala, eu envio o comando para registrar a sala (mais conhecida no IRC como canal, channel):

/msg chanserv register #evento


Somente identificado eu posso fazer isso. Também não posso registrar um nome de canal já registrado.

Outro cuidado especial é jamais deixar espaço antes da / que inicia qualquer comando, nem deixar espaço entre a / e a palavra que inicia o comando:

  /msg nickserv identify 123deoliveira4 => errado!! cuidado, sua senha vai aparecer para todos que estão na janela onde o comando foi digitado, por isso usar a janela de status para isso é sempre mais seguro.
/ msg nickserv identify 123deoliveira4 => também errado!!!

/msg nickserv identify 123deoliveira4
=> correto!

Agora que você já tem uma sala, passa a ser seu dono e ganha o privilégio de operador do canal, com privilégios para expulsar pessoas que estejam se comportando de forma indesejada:

/kick chato


ou tornar o canal moderado, de modo que somente as pessoas com voz possam falar. Para isso, vamos colocar os comandos como se a pessoa que fosse falar se chamasse palestrante:

/voice palestrante


modera a sala, somente enviando mensagens as pessoas com voz ou com op (operador):

/mode #evento +m


ou modera a sala deixando que as pessoas sem voz enviem mensagens, as quais somente serão lidas pelos operadores (é útil para registrar perguntas do público a serem passadas ao palestrante depois da palestra)

/mode #evento +z

Para tirar a voz de alguém, use o comando devoice.
Para tirar a moderação, retire o comando usando o sinal de menos (-) no lugar de mais (+):

/mode #evento -z

Outros comandos podem ser obtidos em diversas páginas da internet, por exemplo a da freenode:
http://freenode.net/using_the_network.shtml

Um ótimo evento para você!

Last modified: Friday, 6 December 2019, 10:06 AM